“Dois Peixes em Marte” de Andreia Fraga e João Oliveira

02 a 09 de Março no salão da Junta em Vilar

“No meio de uma multidão, dois indivíduos refletem sobre o estado de monotonia, desconstruindo e contradizendo esse conceito com demonstrações de extravagância. Por vezes somos incapazes de realmente observar aqueles que nos rodeiam, e as singularidades que cada um contém. Assim, “Dois Peixes em Marte” marcam a necessidade de sobressair numa sociedade saturada que categoriza tudo como “normal” tornando tudo o que os rodeia insípido e difícil de se destacar.”

LAP.SO é um projeto fundado por Andreia Fraga e João Oliveira (artistas associados Visões Úteis), que visa a criação de performances e espetáculos que suportem artistas emergentes e recém licenciados.

Andreia Fraga | IG: @andreia.fraga.danceprofile

Iniciou o seu percurso artístico no Balleteatro como intérprete de dança contemporânea, onde teve a oportunidade de trabalhar com artistas como Né Barros, Isabel Barros, Cristina Planas Leitão, Flávio Rodrigues, Félix Lozano, Bruno Umberto, Joana von Mayer Trindade, Elisabete Magalhães, entre outros. Em 2017 estreou a sua primeira criação “Antes que mude de ideias” através do programa “Paralelo – 20 minutos” apoiado pelo Teatro Municipal do Porto. Terminou a sua licenciatura em dança na Bath SPA University (Reino Unido) em 2020, onde teve a oportunidade de colaborar com diversas companhias e artistas como Impermanence Dance Theatre, Lila Dance Company, Antonia Grove, Vicki Hearne. Trabalhou em 2020 como assistente coreográfica de Flávio Rodrigues.

João Oliveira | IG: @jonic_oliveira

https://www.joaopedrooliveira.com/

Iniciou o seu percurso no Balleteatro onde concluiu o curso de Interpretação, prosseguindo para a Bath Spa University onde concluiu os estudos em Dança, no Reino Unido. Colaborou com diversos encenadores e coreógrafos durante a formação como Nuno M. Cardoso, Antonia Grove, Impermanence Dance Company, entre outros. Trabalhou com Eddy Becquart como assistente de coreografia, e leciona na Performact desde Outubro de 2019.

___

“Dois Peixes em Marte” – Workshop (online)

06 Março de 2021 na plataforma Zoom

Neste workshop, criado e dirigido por Andreia Fraga e João Oliveira, diretores artísticos da Companhia LAP.SO, pretende-se partilhar o processo criativo da sua mais recente peça “Dois Peixes em Marte”, que se estreará no Festival DDD Out / Corpo + Cidade 2021. Partindo da aprendizagem de parte do repertório e de técnicas exploradas no processo de criação da peça, este workshop desenrolar-se-á através da experimentação de ideias, conceitos e movimentos e exercícios de improvisação e criação coreográfica.

14:30 às 15:30 | dirigido a crianças entre os 6 e os 13 anos

16:00 às 17:30 | dirigido a jovens e adultos entre os 14 e os 60 anos

___

“Dois Peixes em Marte” – Ensaio Aberto (online)

09 Março de 2021 na plataforma Zoom

EIXO concluiu o acolhimento da residência artística de LAP.SO, convidando alguns profissionais da área das artes performativas, para assistirem a um ensaio em formato online, no dia 9 de Março às 17:00. Este evento, teve como objetivo facilitar a oportunidade dos artistas apresentarem-se e obterem um feedback especializado sobre o trabalho que desenvolveram.