“(Re)conhecer a Escolinha” de Malena Albarracín e Natacha Guevara em parceria com a Residência Artística Virtual A(s)cender

16 a 18 e 23 a 25 de Setembro de 2020, no antigo Jardim de Infância de Mosteiró

“Precisávamos limpar e arrumar o espaço do antigo Jardim de Infância de Mosteiró e decidimos fazê-lo em modo “prática artística”, convidando Natacha Guevara, amiga e fotógrafa argentina em colaboração com a Residência Virtual a(s)cender. Assim nasceu “(Re)conhecer a Escolinha” a primeira Residência Artística presencial de EIXO em Mosteiró! 

Compramos os materiais e os produtos de limpeza, chegamos ao espaço e pusemos “mãos à obra”. Limpamos muitas teias e matamos muitas aranhas (algumas com culpa, outras com medo, outras com prazer). 

Ao ver a quantidade de coisas armazenadas ao longo dos anos, na cozinha e hall da escola, decidimos tirar tudo para fora, limpar, fotografar e voltar a arrumar, de forma a termos acesso à cozinha. Antes de iniciar algo há que criar algum espaço.

Assim nasce o Inventário. 

Como inventariar? Como arrumar os objetos? De quem são? Há quanto tempo estão cá? O que é lixo? Vale a pena contabilizar todos os objetos? Inventariar tem fim? O corpo é um objeto? São várias partes unidas? É uma constelação? 

Paralelamente na Residência A(s)cender as práticas orbitavam em torno de objetos. As Práticas em Si com Julia Salem propunham contemplar objetos e fazê-los interagir. Quanto um objeto diz de mim? Quanto um objeto diz da escola?

Muitas janelas, portas e gavetas se abriram (literal e figurativamente). 

No meio deste processo, tivemos direito a dois arco-íris numa mesma tarde de chuva e encontramos um rato mumificado.

Um querido maestro de Teatro costumava dizer “compor é só esperar”, é estar atenta para ver o que já lá está. 

A partir desta residência artística, surgiram o workshop de Dança e Fotografia intitulado “Inventário do Corpo”, de Malena Albarracin em colaboração com Natacha Guevara e o início do desenvolvimento de um novo projeto chamado “Europa”, onde narro a minha experiência, residindo neste continente entre arco íris e ratos mumificados.”

Malena Albarracín

Malena Albarracín

(Buenos Aires, 1989)

Bailarina, criadora e investigadora. Formada em Dança Clássica e Contemporânea, SGA®, DNS® e Teatro; leciona desde 2010, em escolas, centros culturais, companhias e espaços geriátricos na Argentina, Espanha e Portugal. Atualmente mora no Porto onde desenvolve a sua prática artística em diferentes formatos e com diversxs colaboradores.

Natacha Guevara

(Benito Juárez, 1984)

Fotografa com 9 anos de experiência internacional em distintas áreas da fotografia. Iniciou a sua atividade em 2011 na Argentina, na cobertura de espetáculos teatrais e concertos. Entre 2012 e 2016 trabalhou na Costa Rica, República Dominicana, México e Argentina no sector do turismo, realizando sessões fotográficas, gerente de lojas e formando novos fotógrafos. Em 2016 viaja para a Europa para finalmente escolher o Porto como sua cidade de residência, trabalhando na área do turismo e eventos. Em 2019 foi vencedora do “Concurso Fotográfico sobre o Porto” organizado pela Câmara Municipal do Porto.​

___

“Inventário do corpo”– workshop

5 de Outubro de 2020, no antigo Jardim de Infância de Mosteiró.

(Rua Central 1010, Mosteiró/Vila do Conde)

_

“Inventário do corpo” é um workshop de Dança e Fotografia, fruto da segunda residência artística piloto de EIXO Residências Artísticas, das artistas argentinas Malena Albarracín e Natacha Guevara, com a mentoria de Isabel Costa. 

A fotógrafa Natacha Guevara e a bailarina Malena Albarracín, partilharam as suas experiências, prática e exercícios, abordados ao longo da residência artística, para que os participantes tivessem a oportunidade de experiencia-los no próprio corpo. 

É possível capturar uma dança? Como fotografar sensações? Como podemos fazer um inventário do corpo?