“Práticas para criação artística através da Internet” de Daniel Pinheiro

Abril e Maio de 2020, na plataforma Zoom

Com o desenvolvimento de projectos que se focam na exploração da Internet enquanto “sítio” para o desenvolvimento de objectos performativos, Daniel Pinheiro procura dar a conhecer alguns dos projectos desenvolvidos em colaboração com outros artistas, à distância e através das possibilidades apresentadas pela tecnologia, com práticas de criação artística em (e na) rede. A prática desenvolvida em torno destes projectos traz também a exploração da dinâmica gerada entre indivíduo e máquina procurando desta forma comentar o impacto da tecnologia nas noções de espaço, identidade e agência (capacidade de acção).

Esta actividade no âmbito da plataforma EIXO Residências Artísticas surge num momento particular em que o mundo atravessa uma crise pandémica e como tal muitos são forçados a recorrer às ferramentas online para continuar as suas práticas. Contudo e também dado o contexto global, a proposta não segue uma lógica de produção de um objecto final em concreto mas tem sim, o objectivo da partilha e experimentação, no sentido de procurar formas de continuar a activar o sentido de presença e colaboração ainda que distantes.

Daniel Pinheiro

https://daniel-pinheiro.tumblr.com/

Nasceu na Venezuela e vive e trabalha a partir do Porto, Portugal. Licenciado em Teatro tem vindo a explorar a criação artística no contexto da Arte Telemática recorrendo ao vídeo como ferramenta e a Internet enquanto plataforma, unindo ambas as linguagens num objecto único de expressão artística. Neste campo procura reflectir sobre o impacto da tecnologia no dia-a-dia e sobre o ambiente da Internet como espelho da sociedade em que vivemos e onde a natureza abstracta deste movimento transmedia desafia as noções de espaço, presença, privacidade e identidade.

___

“Em relação” – apresentação informal

21 de Maio de 2020 na plataforma Zoom

A  apresentação foca-se em estruturar um protocolo que visa experimentar várias formas de relação entre os participantes através do espaço digital, repartido pelas várias localizações de cada um. “Em relação” é o resultado de vários exercícios desenvolvidos ao longo de três sessões no âmbito da residência promovida por EIXO, no sentido de experimentar o espaço digital enquanto espaço possível para desenvolver acções performativas à distância e, no contexto da pandemia, fomentar possibilidades de entrar em relação com a impossibilidade de a experimentar in loco.